SEJA BEM - VINDO AO MEU BLOG

PSICOLOGIA A UM CLICK DE VOCÊ!

sábado, 18 de setembro de 2010

O Papel da Escola no Processo de Educação Sexual e as influências sofridas em decorrência da modernidade


O tema da sexualidade está presente em diversos espaços e também está presente na rotina da escola, ultrapassando as fronteiras disciplinares.

Sabe-se que a escola é um espaço de formação e transformação. Sob esse aspecto, o trabalho realizado pela escola não substitui nem concorre com a função da família, mas o complementa, contribuindo para a formação de indivíduos com atitudes de responsabilidades e personalidade sadia.Essa formação deve ser específica para cada fase da vida do indivíduo, e com relação a educação sexual, o trabalho deve considerar todas as dimensões da sexualidade.

Atualmente o desenvolvimento da sexualidade ocorre de forma precoce, em decorrência das conquistas recentes do ser humano como a "desrepressão" do corpo,a liberação da sexualidade, a eliminação de uma série de tabus existentes ao longo dos anos e que massacraram principalmente as mulheres.Essa atitude renovadora e de certa forma libertadora, atingiu também os veículos de comunicação impondo uma reflexão profunda e responsável pelo assunto, entende-se que a medida que os tabus,inibições,tradições e comportamentos conservadores estão diminuindo a atividade sexual na infância e na adolescência está aumentando. Jovens adolescentes enfrentam situações novas porque atingem a maturidade sexual antes das demais maturidades como: física, emocional, social, e na maioria das vezes a maturidade econômica.

Cabe ressaltar a importância de se fazer um trabalho multidisciplinar e familiar nas escolas, propondo que a Educação Sexual oferecida pelas Escolas abordem as repercussões das mensagens transmitidas pela família, pela mídia e pelas demais instituições da sociedade com o intuito de prevenir ,preparar e conscientizar o adolescente de suas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário